Bem, agora que já vimos os principais conceitos sobre as facilidades que existem nos aeroportos, podemos partir para alguns detalhes muito importantes, tantos para os pilotos quanto para os controladores.
Marcas e sinais
Sobre as pistas:
Partindo do conceito de pista, temos as “cabeceiras das pistas”
(Conforme conceitos da ICAO e do FAA)
CABECEIRAS:
Indicam o início da parte da pista utilizável para pouso.
A cabeceira da pista é constituída de um padrão de listras longitudinais de dimensões uniformes dispostas simetricamente sobre a linha central da pista, para uma largura de pista de 45 m.
O número de listras devem estar em conformidade com a largura da pista como se segue:
Largura da pista de decolagem e o correspondente Número de listras :
18 m .....................4
23 m .....................6
30 m .....................8
45 m ...................12
60 m ...................16
VEJAM A FIGURA ACIMA.
NÃO PERCAM O PRÓXIMO ASSUNTO:
MARCAS DA ZONA DE TOQUE
(TOUCHDOWN ZONE MARKINGS)
(TOUCHDOWN ZONE MARKINGS)
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