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sábado, 11 de setembro de 2010

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PARA AEROPORTOS PELO MUNDO









Bem, agora que já vimos os principais conceitos sobre as facilidades que existem nos aeroportos, podemos partir para alguns detalhes muito importantes, tantos para os pilotos quanto para os controladores.



Marcas e sinais
Sobre as pistas:
Partindo do conceito de pista, temos as “cabeceiras das pistas”


(Conforme conceitos da ICAO e do FAA)



CABECEIRAS:
Indicam o início da parte da pista utilizável para pouso.


A cabeceira da pista é constituída de um padrão de listras longitudinais de dimensões uniformes dispostas simetricamente sobre a linha central da pista, para uma largura de pista de 45 m.
O número de listras devem estar em conformidade com a largura da pista como se segue:


Largura da pista de decolagem e o correspondente Número de listras :


18 m .....................4

23 m .....................6

30 m .....................8

45 m ...................12

60 m ...................16
VEJAM A FIGURA ACIMA.

NÃO PERCAM O PRÓXIMO ASSUNTO:
MARCAS DA ZONA DE TOQUE
(TOUCHDOWN ZONE MARKINGS)

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