Uma questão importantíssima, tanto para Controladores quanto para Pilotos é a "CONSCIÊNCIA SITUACIONAL". Quer seja no Tráfego Aéreo, ou mesmo para o vôo, todos os envolvidos precisam sempre permanecerem atentos ao movimento e a circulação aérea. Equipamentos eletrônicos hoje existentes,como por exemplo o ACAS - TCAS - ,para os Pilotos, e novos sistemas de controle e Vigilância ATS,para os Controladores, também contribuem para que o tráfego aéreo se mantenha SEGURO. As Autoridades Aeronáuticas e as entidades nacionais e internacionais ligadas às Aviação, periodicamente elaboram "alertas de segurança" para essa questão importantíssima para todos.
Por favor, vejam, leiam e analisem a matéria a seguir, pois ela é uma espécie de "Check list" sobre este assunto importantíssimo :
Situational Awareness
Quick Reminder Quick Reference & Reminder
Build Situational Awareness :
Set specific objectives– Define flight targets and data gathering
Set priorities– Follow standard operating procedures (SOPs)
Prepare for anomalies – Consider visual illusions, missing information, etc.
Make risk assessments– Ask “what if?”
Manage workload – Shift tasks away from busy times, delegate, anticipate
Maintain Situational Awareness :
Communicate– Keep all crewmembers and external participants informed
Manage attention– Set priorities, avoid distractions, adjust monitoring to the urgency of the flight phase
Seek Information – Use your senses - Know
WHAT is important,
WHEN to seek it and
WHERE to find it Validate your data
•Cross-check – Use multiple sources of information when available
•Use rules of thumb when data are not available
Check Your Understanding
• Check for contradictory elements in the real world
• Apply experience and lessons learned
Think Ahead Brief others on what you expect Compare projected situation with objectives Set markers for confirmation and information Compare actual situation with expectations and objectives Readjust your plan if required.
Olá AMIGOS da Aviação. Eu sou o Adolfo, Controlador de Tráfego Aéreo e Instrutor de Tráfego Aéreo Internacional e este é o meu blog. Ele está aberto a todos aqueles que gostam de Aviação em geral e de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Nacional e Internacional. Coloque aqui seus comentários, as suas observações e críticas. para que possamos discutí-las. Enfim, sejam todos muito bem vindos Atenciosamente Adolfo
Quem sou eu
- Adolfo Cardoso de Moura Neto
- Profissional de Controle de Tráfego Aéreo há mais de 38 anos, com vasta experiência ATS e Instrução Aeronáutica
AMIGOS e Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2010
(35)
-
▼
julho
(14)
- A necessidade de se conhecer o Tráfego Aéreo Inter...
- A importância do Conhecimento das Regras Internac...
- O Mundo para o Tráfego Aéreo
- Sem título
- T
- Tráfego Aéreo no Mundo
- Sem título
- NOÇÕES INICIAIS DA FILOSOFIA ETOPS
- Consciência Situacional
- Peço aos Amigos, licença para homenagear a todos o...
- PROCEDIMENTOS RNAV
- ILS PRM Approach Training Information for General ...
- AGRADECIMENTO A TODOS
- POR QUE ACIDENTES AÉREOS ACONTECEM ?
-
▼
julho
(14)
terça-feira, 20 de julho de 2010
Consciência Situacional
Postado por
Adolfo Cardoso de Moura Neto
às
10:03
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
ACAS,
atentos,
circulação Aérea,
CONSCIÊNCIA SITUACIONAL,
Controladores,
movimento,
Pilotos,
SEGURO,
TCAS,
tráfego aéreo,
Vigilância ATS,
vôo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário